quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DNJ 2009


Estamos em contagem regressiva para o DNJ 2009. Faltam apenas 3 dias. E vamos que vamos neste evento tão bonito que unie a juvetude de todo Brasil, nesta luta contra o Extermínio de Jovens na Luta pela Vida.

Este é o tema do 24º DNJ da história, e ele nos leva a pensa como a juventude do nosso Brasil tem sofrido. Este DNJ vem para fechar todos os eventos ocorridos durante o ano, como Campanha da Fraternidade, Semana da cidadania, Semana do Estudante, todos com a mesma campanha Juventude em Marcha contra Violência. Ao mesmo tempo que o DNJ fecha o ano da Pastoral da Juventude, ele vem abrir mais esta reflexão sobre a violência, pois muita coisa ainda pode ser feita, e nós podemos ajudar.

O Dia Nacional da Juventude quer com o tema refletir as causas do quadro de viloência que vivemos em nosso país e quais ações podem ser feitas para mudar tal situação.

Que efetivamente a juventude brasileira, essa massa que move o país, se mobilize em fazer uma grande marcha, por ocasião da celebração do DNJ, gritando contra a violência. Que juntos possamos organizar nossos amigos, grupos, comunidades para sairmos pelas ruas de nossos bairros e municípios sendo protagonistas de mudanças, de um novo céu e uma nova terra.

A viloência entre os jovens e a exclusão social; o extermínio da juventude e a redução da maioridada penal; e jovens construtores da paz e da justiça são os temas que discutimos para nos prepararmos para este DNJ, estamos informados e sabemos porque lutamso agora basta arregaçar as mangas e marchamos juntos contra a violência.

Vamos lá, agora é a nossa vez de fazer acontecer. Que o clamor a luta pela vida de todos seja o nosso ideal.


Participe do DNJ! Dia 25 de outubro, das 7hs às 18hs na Universidade Federal de Viçosa, com concentração no Espaço Fama, logo na entrada de Viçosa.
Teremos shows, apresentações artísticas, estandes com grafite, origame, dinâmicas de grupo, e muito mais. Chame sua galera e vamos participar!
Mais informações, acesse: http://www.pjmariana.xpg.com.br/

Alguns trechos tirados do livreto preparatório para o DNJ.

sábado, 3 de outubro de 2009

Forania de Viçosa realiza encontro de nucleação em Canaã


Seguindo a perspectiva da Pastoral da Juventude deste ano,a nucleação de novos grupos de base, a Forania de Viçosa, Joana D'Arc, realizou no dia 26 de outubro em Canaã, o seu primeiro encontro de nucleação.Foi uma tarde muito dinâmica e divertida, que contou com a presença de mais de 50 jovens, no Salão Paroquial em Canaã. Foram trabalhados temas como a importância dos grupos de jovens, como se começa um grupo, além do tema do DNJ deste ano, Contra o extermínio da Juventude na luta pela vida.
Foi muito debatido também a dificuldade de como começar um grupo de jovens pois hoje a falta de tempo para conviver em grupo, o trabalho que deixa o jovem cansado e ocupado, a escola que ensina a ser individualista, a televisão que diz para não se importar com a vida do outro, são desafios para a nucleação e organização de jovens da PJ. Mas é importante lembrar sempre de uma frase que diz muito de como é a vida em um grupo: " Eu não sou você. Você não é eu. Mas somos um grupo, enquanto somos capazes de, diferenciadamente, eu ser eu, vivendo com você e você ser você, vivendo comigo."O encontro foi coordenado por Fernanda Lopes, coordenadora do grupo de jovens JA da Paróquia São Silvestre, e por Marina Almeida, integrante do grupo de Jovens de São Miguel do Anta, além de ter contado com a presença e participação dos integrantes do grupos de jovens JA - Jovens Apóstolos.Gsotariamos de agradecer ao padre Juca, que não pensou em dizer sim para a realização deste encontro e pela sua boa vontade em nos ajudar em tudo que foi preciso. E a todos os jovens de Canaã que participaram do encontro.
Nós fizemos a nossa parte e levamos a semente para ser plantada, agora esperamos que a exemplo do bom semeador ela possa ter caído em um solo fértil e que possa dar bons frutos. Que na terra prometida de Canaã nasça um grupo de jovens forte e unido à proposta da Pastoral da Juventude.
Os grupos de jovens estão aí. São muitos. Muito maior ainda é o número de jovens que não estão participando de nenhuma organização ou movimento, dentro ou fora da Igreja. Então deixamos o convite: "Por isso vem, entra na roda com a gente também, você é muito importante, vem!"